Em 18 de abril de 1857, raiou para o mundo, com o lançamento desta obra, a Era do Espírito. O Livro dos Espíritos é a diretriz de uma nova fase da evolução humana: o da Doutrina Espírita.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
É uma obra onde todos podem retirar dela os meios de adequar sua conduta à moral do Cristo. Os espíritas encontrarão nela as aplicações que lhe dizem respeito mais especialmente. As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do Céu que vem esclarecer os homens.
Apresentado por Kardec como continuação de O Livro dos Espíritos. É o segundo volume da codificação do espiritismo e desenvolve a parte prática da doutrina e da comunicação com os espíritos.
Obra de caráter científico e filosófico, é dividida em duas partes: a primeira detalha a criação material, orgânica e espiritual; a segunda trata de Jesus, dos milagres e predições.
Esta obra busca explicar as penas e os gozos futuros do ser humano, demonstrando que estes dependem dos seus próprios atos. É dividida em duas partes: a primeira traz explicações da doutrina espírita sobre o assunto; a segunda é uma coletânea de exemplos a respeito da situação do espírito após o desencarne.