CONHEÇA O ABRIGO

O Abrigo Espírita Oscar José Pithan é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 28 de agosto de 1949 por um grupo de espíritas, liderados por Benjamin Carvalho Coelho. É ao mesmo tempo uma Entidade Assistencial e uma Sociedade Espírita.

O Abrigo como Entidade Assistencial:

“Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado.”

Francisco de Assis

Nossa Entidade tem a finalidade de oferecer assistência integral a idosos carentes e/ou em estado de abandono social. Isso é feito ininterruptamente desde a sua fundação, no ano de 1949, e com uma capacidade atual para atender cerca de 35 pessoas nessas condições.

Atualmente, o Abrigo Oscar Pithan atende com dedicação uma quantidade aproximada de 35 idosos de ambos os sexos, que aqui vivem em regime de internato. Estes são assistidos nas suas necessidades de alimentação, higiene, vestuário, acomodação, lazer e saúde, tanto física quanto espiritual, sendo atendidos de forma cristã até o fim de suas jornadas terrenas..

Nossa entidade dispõe atualmente de aproximadamente 14 funcionários que se dedicam nas atividades de manutenção da Casa e cuidados aos idosos. Além disso, o Abrigo conta com o apoio de vários voluntários, que auxiliam com abnegação nos mais diversos setores.

Para cumprir com nossos objetivos, contamos com o inestimável apoio de diversos segmentos sociais. A solidariedade para com esta Casa tem sido ampla e irrestrita, sem fronteiras geográficas ou de convicções religiosas. Por esta razão deixamos aqui o nosso agradecimento a tantos quantos nos têm ajudado na manutenção desta obra.

 

O Abrigo como Sociedade Espírita

“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome, e quem crê em mim não terá sede jamais.”

Jesus (João 6:35)

A finalidade do Abrigo, como Sociedade Espírita, é divulgar as verdades cristãs – o Evangelho de Jesus – sob o prisma da visão que o Espiritismo nos oferece. Isto é feito principalmente através das exposições doutrinárias, dos grupos de estudo sistematizado e da evangelização infanto-juvenil.

Outro objetivo desta Casa Espírita é amparar e auxiliar toda e qualquer pessoa que nos procure em busca de apoio. Este auxílio é prestado através do Atendimento Fraterno, dos Passes e do Apoio Vibratório.

O Abrigo Oscar Pithan é filiado à Federação Espírita do Rio Grande do Sul, se comprometendo com a fidelidade doutrinária à Codificação de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, A Gênese e O Céu e o Inferno.

Ressaltamos a importância da máxima espírita: “Fora da caridade não há salvação”. Esta destaca que o exercício do amor ao próximo é de fato mais importante que a denominação religiosa que cada um segue.

 

Oscar José Pithan

Saiba mais sobre este abnegado trabalhador clicando aqui.