28º Mês Espírita Oscar José Pithan

Assista aqui os vídeos do 28º Mês Espírita Oscar José Pithan – 2017.


Em agosto de 2017 ocorrerá o 28º Mês Espírita Oscar José Pithan. Este é um evento anual em comemoração ao aniversário de fundação do Abrigo, ocorrida em 28 de agosto de 1949.

Ao longo do mês ocorrerão palestras aos sábados, às 20 horas, e seminários aos domingos, às 9 horas. A entrada é franca e as atividades são abertas ao público. Todas as atividades ocorrerão na sede do Abrigo.

Primeiro fim-de-semana: Alberto Almeida

Alberto Ribeiro de Almeida nasceu em Belém-Pará-Brasil.

Espírita de berço, envolveu-se no Movimento Espírita muito jovem, fazendo parte da juventude do Centro Espírita Yvon Costa. Atualmente, além de colaborar com a União Espírita Paraense, é diretor da Associação Médico-Espírita do Pará (AME-PA) e do Jardim das Oliveiras.

Realizando sua primeira palestra espírita aos 17 anos, profere conferências, seminários, workshops e encontros coloquiais no Brasil e no exterior.

É escritor das obras “Arte do Reencontro – Casamento”, “O Perdão como Caminho…o caminho do perdão”, “O Amor Pede Passagem”, “Pais e Filhos…fortalecendo vínculos” e “Respeito à Criança – cidadania desde a concepção”.

Profissionalmente, é Médico clínico geral e homeopata, Terapeuta de Família e Transpessoal. Em face da sua formação trabalha nas seguintes áreas: Terapia Regressiva a Vivências Passadas, Psicologia Transpessoal, Dinâmica de Grupos e Terapia Familiar Sistêmica, PNL e Constelação Familiar.

Trabalha na educação e na promoção social das famílias abaixo da linha da pobreza no Jardim das Oliveiras.

 

05/08 (Sábado), 20h – Palestra:

Ética espírita ante a violência

06/08 (Domingo), 9h – Seminário:

Cuidando da sua criança interior


Segundo fim-de-semana: Nadja do Couto Valle

Graduada e licenciada em Letras (UFRJ), pós-graduada em Literatura Inglesa (UFRJ), mestre em Educação (UFRJ), doutora em Filosofia (UGF). Professora universitária (UFRJ/Faculdade de Educação/do então Departamento de Didática) e professora da Rede de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (da então Escola Normal).

Nadja atuou como diretora do Colégio de Aplicação da UFRJ e de Ensino de Graduação da UFRJ, implantou e coordenou o Curso de Pedagogia da UFRJ.

Como espírita tem artigos publicados na revista “Reformador “(FEB), coordena a “Revista Cultura Espírita”, do Instituto de Cultura Espírita do Brasil, produz, apresenta e participa como debatedora na Rádio Rio de Janeiro há 16 anos.

Trabalha como médium e palestrante do Grupo Espírita André Luiz, na cidade do Rio de Janeiro. Autora dos livros: Reflexões à luz do Espiritismo (Edições ICEB) Pelos Caminhos da Educação volume 1 (Edilar) Pelos Caminhos da Educação volume 2 (Edições ICEB).

 

12/08 (Sábado), 20h – Palestra:

Da satisfação das necessidades à felicidade

13/08 (Domingo), 9h – Seminário:

Desafios da educação no mundo moderno


Terceiro fim-de-semana: Francisco Ferraz Batista

Francisco Ferraz Batista é natural de Guarapuava e reside em Curitiba. É advogado, com especialização em Direito Empresarial e Direito do Trabalho.
Foi Presidente da Federação Espírita do Paraná, de 2008 a 2009 e reeleito para o biênio 2010-2011. Foi Secretário da Comissão Regional Sul da Federação Espírita Brasileira, que reúne as Federativas do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de 2007 a 2012.
Atualmente é o 1º Vice-Presidente da Federação Espírita do Paraná, com mandato para 2012-2013 e membro do Centro Espírita Boa Vontade, em Curitiba.
É Coordenador da Comissão de Assuntos Jurídicos do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira e é palestrante em âmbito nacional.
19/08 (Sábado), 20h – Palestra:

Quatro grandes questões da alma

20/08 (Domingo), 9h – Seminário:

Estudo simétrico do livro dos espíritos


Quarto fim-de-semana: Izaias Claro

Izaias Claro é Presidente e Fundador da Comunidade Espírita Joana de Ângelis, em Osvaldo Cruz – SP, que no seu complexo possui um abrigo para crianças e adolescentes de ambos os sexos (sendo alguns especiais), um Centro Espírita e outras atividades.

Tem participado de seminários e congressos em vários Estados do Brasil. Como expositor, além dos temas doutrinários evangélicos clássicos, procura abordar outros temas como: depressão, ansiedade, medo, estresse, casamento, filhos, etc.

É autor de vários livros, entre eles o best seller “Depressão – Causas, Conseqüências e Tratamento”, editado pela Casa Editora O Clarim. Também possui vários CDs e vídeos editados com suas palestras.

Sua maneira peculiar de dirigir-se ao público, de forma muito carinhosa e atenciosa, tem conquistado amigos em toda parte. O expositor tem o grande mérito de aliar conhecimento, simpatia, objetividade e concisão, com a característica de conquistar o coração do ouvinte.

Profissionalmente é Promotor de Justiça.

 

27/08 (Sábado), 20h – Palestra:

As aflições humanas e o espiritismo

28/08 (Domingo), 9h – Seminário:

Depressão: causas, consequências e tratamentos